quarta-feira, 18 de abril de 2012

Orientações e Dicas para Estudos

Este post é para aqueles que desejam melhorar seus rendimentos escolares (será que alguem NÃO quer?)
Nesse bimestre em minhas turmas passei orientações para estudos extraclasse. Agora, retransmito elas na web para que todos possam fazer uso.


Orientações para Estudos

Comece com a pergunta: Afinal, o que é Estudar? Para entender a importância de qualquer coisa, é necessário entender seu significado. De acordo com o Dicionário, estudar é:

“v.t. Procurar adquirir o conhecimento de algo. Dedicar-se à apreciação, análise ou compreensão de uma obra literária, artística, técnica etc. Preparar, examinar. Ponderar, amadurecer: estudar um caso. Observar cuidadosamente: estudar um fenômeno.”

Em nossa sociedade é cada vez mais necessário saber separar no meio da enorme carga de informação os conhecimentos úteis para nós. E para isso é necessário um método. Este método se chama ESTUDAR.

Independente do método, o estudo passa por três passos distintos:
1º PASSO: LEITURA

Frequentemente se confunde leitura apenas ao ato de se ler livros, porém ao assistir um filme, palestra, aula, peça de teatro ou observar uma obra de arte também estamos fazendo uma leitura. A leitura em si é um exercício de observação atenta e apreciação, onde o estudante se habitua ao tema de seus estudos.

2º PASSO: ANALISE E COMPREENSÃO
 Nesse momento, o estudante deve fazer tentativas de entendimento e compreensão do que adquiriu durante as leituras e ser capaz de entender o significado do uso do conhecimento. Neste momento, a orientação dos professores é muito útil, pois ele já é possuidor de uma analise e compreensão sobre o assunto abordado.

3º PASSO: REPRODUÇÃO
 Aqui observamos os resultados. O estudante deve ser capaz de demonstrar a compreensão do assunto de modos variados, como redações, apresentações de palestras ou exercícios.
Porém o resultado mais importante e a interiorização dos conhecimentos, habilidades e competências que os estudos acarretaram. Esta é a grande finalidade do estudo.


METODO DE ESTUDO


Apresento aqui um método simples para estudos. Existem inúmeros métodos para estudar, mas todos se tornam inúteis quando não existe o comprometimento.

O AMBIENTE
(evite bagunça no local de estudo...)

É necessário um local tranquilo, arejado, bem iluminado e arrumado para estudar. Muitas pessoas gostam de ouvir música enquanto estuda. Estudos científicos comprovaram que músicas clássicas (instrumentais) e em língua estrangeira, auxiliam desde que sejam suaves e em volume baixo.
IMPORTANTE: NÃO TENHA UM TELEVISOR PROXIMO DE SEU LOCAL DE ESTUDO!
 


TEMPO DISPONIVEL
A organização do tempo para estudos é essencial. É altamente recomendável possuir uma agenda para marcar compromissos, datas de avaliações e entrega de trabalhos.
Outra providencia importante é medir o tempo de estudo. Como a tabela abaixo:
MÊS:_______
SEMANA 1
SEMANA 2
SEMANA 3
SEMANA 4
SEMANA 5
DOMINGO





SEGUNDA





TERÇA





QUARTA





QUINTA





SEXTA





SABADO





TOTAL





 (esta tabela pode ser facilmente modificada para se colocar datas, materias, etc)

Com ela, podemos marcar quanto tempo foi gasto em cada dia da semana com estudos. No fim da semana, pode-se somar a quantidade de tempo gasto e estabelecer se precisa de mais ou menos tempo.

PRIORIDADES
O que estudar primeiro? O ideal é priorizar os trabalhos e lições de casa, pois estes já passaram pela analise e compreensão junto com o professor. Fazer os deveres e anotar as dúvidas para esclarecimentos durante as aulas é a prioridade número um.
Em seguida, dedique-se as matérias onde possui maior dificuldade. Apesar da ausência do professor, existem muitos meios de se buscar informações, como a internet e enciclopédias. Mesmo assim, duvidas podem surgir. Estas também devem ser anotadas para esclarecimentos futuros.

RESPONSABILIDADE

Respeite os horários de estudo o máximo possível. Marque em sua agenda os horarios estabelecidos e evite ao máximo sair deles. Quando estabelecer um momento para estudar, dedique-se apenas a esta tarefa. O FOCO durante os estudos é indispensável.

DESCANSO
 (evite felinos dorminhocos em seu teclado, dá sono só de olhar!)

Evite sobrecargas. Cansaço físico e mental prejudica o rendimento. Estude descansado e alimentado, durante um intervalo de tempo em que sua atenção se fixe no conteúdo estudado. O tempo de estudo vai aumentando naturalmente desse modo.

MENSAGEM FINAL
Dedicar tempo para os estudos é algo absolutamente necessário hoje em dia. Somente a presença do estudante na escola não será capaz de produzir aprendizado. É necessário o esforço do estudante em buscar o conhecimento de mundo das mais variadas formas, com auxilio da figura do professor, que o orienta durante o processo de aprendizagem.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Professor Vagner Responde: "Por que os Flintstones comemoram o Natal??"

Saudações a todos! Vamos tratar hoje de uma questão que atravessa gerações de telespectadores no mundo todo. O motivo pelo qual os Flingstones, uma fámilia que vive em um período primitivo, comemora o feriado cristão do Natal, que deveria ocorrer séculos e séculos no futuro!

Responder essa questão é uma grande brincadeira, é lógico. Os Flintstones são uma obra de ficção sem compromisso com a realidade. Porém esse meu exercício criativo demonstra como podemos adotar o Método Científico para a criação de teorias pertinentes e aceitáveis. Então vamos lá!

PRIMEIRA PARTE: O PROBLEMA

Começamos com a pergunta: Como pode uma sociedade dita primitiva, anterior aos povos que comemoravam o Natal, comemorar tal data?
A contradição incomoda simplesmente por ser anacronica, ou seja, não estar baseada em um contexto histórico. Este estranhamento serve de motivação para que se faça uma analise da questão.

SEGUNDA PARTE: ANALISE

Com nosso problema em mãos, devemos agora observar o mundo de "Os Flintstones". A primeira vista, a sociedade parece primitiva, pois possui caracteristicas ditas "primitivas", como por exemplo:


O uso de ferramentas de pedra


Vestimentas feitas de peles de animais


Porém, também presenciamos caracteristicas extremamente contemporãneas de nossa era, como:

Cidades


 Carros




Divisão de tarefas


Suburbios!

Mas, o que mais choca nesse mundo é a presença de APENAS UM aparelho eletronico:

A TELEVISÃO
A televisão é o objeto mais misterioso do mundo de "Os Flintstones", pois ao contrário de todos os outros aparelhos domésticos e ferramentas que demonstram seu funcionamento atraves de animais, o aparelho de televisão NÃO possui um animal dentro para explicar como o aparelho opera, o que indica que seja realmente um aparelho eletronico de nossa era.


TERCEIRA PARTE: A TEORIA

Ao fazer a analise e observar a existência de pelo menos um aparelho eletronico, propomos uma resolução do problema. No caso, uma teoria:

O MUNDO DE OS FLINTSTONES É NA VERDADE NOSSO PRÓPRIO MUNDO NO FUTURO

QUARTA PARTE: PROVANDO SUA TEORIA

Agora devemos reunir argumentos convincentes para apoiar nossa teoria. Eis a minha defesa:

"Catastrofes naturais são corriqueiras e, quando ocorrem, os seres humanos tentam salvar prioritariamente algumas coisas como:

Suas vidas(obviamente)


As vidas de seus entes queridos e o que puderem de seus bens materiais.


A ordem de "resgate" varia de cultura para cultura. Um exemplo claro ocorre nas recorrentes enchentes da região sudeste do Brasil contemporaneo, quando vemos estarrecidos pela TV pessoas fugindo de suas casas carregando apenas seus familiares, animais e alguns bens. Entre estes bens quase sempre se encontra um justamente um TELEVISOR.
 

Então, usando esta analogia como base, imaginemos um cenário catastrofico, onde a humanidade passa por uma terrivel provação, sendo que ela só consegue salvar algumas vidas e seus TELEVISORES. Após a catastrofe, a sociedade humana tenta se reerguer, apesar do fim da tecnologia contemporanea. Milenios se passam e a adaptação dos animais sobreviventes cria os seres similares a dinossauros e grandes mamíferos, enquanto a sociedade humana se apropria desses animais como força de trabalho, talvez por nao confiarem mais na tecnologia eletrônica.

O mundo humano segue adiante, sua cultura anterior praticamente desaparece, com execessao do capitalismo e de feriados fortemente impressos na mente coletiva, como o NATAL."



QUINTA PARTE: ACEITAÇÃO DA TEORIA

A teoria é divulgada amplamente para que outros estudiosos (no caso, vocês leitores) façam observações, comentem e opinem se concordam ou discordam.

Agora é com vocês. O que acham da teoria? Será que o pessoal da Hanna Barbera (os criadores de "Os Flintstones") vão aceitar tão ousado argumento antropológico? Somente o tempo dira....


Até a próxima questão! E lembrem-se: Pergunta ruim é pergunta não feita!

domingo, 1 de abril de 2012

Animação!

Saudações,


Este é o segundo stop-motion que monto usando a camera nova. Esse esta mais elaborado.


Os bonecos são do curso de manga da minha cunhada Jú ^^
Ficou bacana né?