sexta-feira, 6 de abril de 2012

Professor Vagner Responde: "Por que os Flintstones comemoram o Natal??"

Saudações a todos! Vamos tratar hoje de uma questão que atravessa gerações de telespectadores no mundo todo. O motivo pelo qual os Flingstones, uma fámilia que vive em um período primitivo, comemora o feriado cristão do Natal, que deveria ocorrer séculos e séculos no futuro!

Responder essa questão é uma grande brincadeira, é lógico. Os Flintstones são uma obra de ficção sem compromisso com a realidade. Porém esse meu exercício criativo demonstra como podemos adotar o Método Científico para a criação de teorias pertinentes e aceitáveis. Então vamos lá!

PRIMEIRA PARTE: O PROBLEMA

Começamos com a pergunta: Como pode uma sociedade dita primitiva, anterior aos povos que comemoravam o Natal, comemorar tal data?
A contradição incomoda simplesmente por ser anacronica, ou seja, não estar baseada em um contexto histórico. Este estranhamento serve de motivação para que se faça uma analise da questão.

SEGUNDA PARTE: ANALISE

Com nosso problema em mãos, devemos agora observar o mundo de "Os Flintstones". A primeira vista, a sociedade parece primitiva, pois possui caracteristicas ditas "primitivas", como por exemplo:


O uso de ferramentas de pedra


Vestimentas feitas de peles de animais


Porém, também presenciamos caracteristicas extremamente contemporãneas de nossa era, como:

Cidades


 Carros




Divisão de tarefas


Suburbios!

Mas, o que mais choca nesse mundo é a presença de APENAS UM aparelho eletronico:

A TELEVISÃO
A televisão é o objeto mais misterioso do mundo de "Os Flintstones", pois ao contrário de todos os outros aparelhos domésticos e ferramentas que demonstram seu funcionamento atraves de animais, o aparelho de televisão NÃO possui um animal dentro para explicar como o aparelho opera, o que indica que seja realmente um aparelho eletronico de nossa era.


TERCEIRA PARTE: A TEORIA

Ao fazer a analise e observar a existência de pelo menos um aparelho eletronico, propomos uma resolução do problema. No caso, uma teoria:

O MUNDO DE OS FLINTSTONES É NA VERDADE NOSSO PRÓPRIO MUNDO NO FUTURO

QUARTA PARTE: PROVANDO SUA TEORIA

Agora devemos reunir argumentos convincentes para apoiar nossa teoria. Eis a minha defesa:

"Catastrofes naturais são corriqueiras e, quando ocorrem, os seres humanos tentam salvar prioritariamente algumas coisas como:

Suas vidas(obviamente)


As vidas de seus entes queridos e o que puderem de seus bens materiais.


A ordem de "resgate" varia de cultura para cultura. Um exemplo claro ocorre nas recorrentes enchentes da região sudeste do Brasil contemporaneo, quando vemos estarrecidos pela TV pessoas fugindo de suas casas carregando apenas seus familiares, animais e alguns bens. Entre estes bens quase sempre se encontra um justamente um TELEVISOR.
 

Então, usando esta analogia como base, imaginemos um cenário catastrofico, onde a humanidade passa por uma terrivel provação, sendo que ela só consegue salvar algumas vidas e seus TELEVISORES. Após a catastrofe, a sociedade humana tenta se reerguer, apesar do fim da tecnologia contemporanea. Milenios se passam e a adaptação dos animais sobreviventes cria os seres similares a dinossauros e grandes mamíferos, enquanto a sociedade humana se apropria desses animais como força de trabalho, talvez por nao confiarem mais na tecnologia eletrônica.

O mundo humano segue adiante, sua cultura anterior praticamente desaparece, com execessao do capitalismo e de feriados fortemente impressos na mente coletiva, como o NATAL."



QUINTA PARTE: ACEITAÇÃO DA TEORIA

A teoria é divulgada amplamente para que outros estudiosos (no caso, vocês leitores) façam observações, comentem e opinem se concordam ou discordam.

Agora é com vocês. O que acham da teoria? Será que o pessoal da Hanna Barbera (os criadores de "Os Flintstones") vão aceitar tão ousado argumento antropológico? Somente o tempo dira....


Até a próxima questão! E lembrem-se: Pergunta ruim é pergunta não feita!

6 comentários:

  1. Caro Vagner:

    O caso estudado (Sociedades primitivas) e as fontes escolhidas (Animação e fotografias) podem resultar um bom eixo temático para as Turmas de 7ª e 8ª série. Pois as duas fontes entrelaçam espaços-temporais, trata de anacronismos históricos e como os alunos devem tratar essa problemática. Sim. Pode resultar um bom trabalho e proporcionar debates interessantes.

    Do leitor: Fernando de S. Júnior.

    ResponderExcluir
  2. Já usei muito esse exemplo de "Os Flintstones". Principalmente com alunos do 1º Ano do Ensino Médio. É lógico que direciono a discussão para o lado da fundamentação de hipóteses e criação de teorias pertinentes, não da verossimilhança da coisa. É surpreendente a quantidade de alunos que associam series, desenhos e outras midias as realidades históricas.

    ResponderExcluir
  3. Na verdade a televisão pode ser algo de origem ALIENÍGENA, já que existem alienígenas no mundo de Os Flintstones.
    #Thoma5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Poderíamos classificar como uma clara transgressão da Diretriz Primeira.
      Outra teoria interessante seria que o planeta INTEIRO foi terraformado. A vida humana também seria um dos seres semeados.
      E uma que eu gosto muito também é que eles são o FUTURO dos Jetsons =D
      (assista o filme crossolver que você vai entender)

      Excluir
  4. Ssmpre pensei que o Jetsons eram o futuro dos Flinstones.

    ResponderExcluir
  5. assista ao filme dos Flingstones e Jetsons e veja com atenção os controles da maquina do tempo ;)

    ResponderExcluir