quarta-feira, 15 de maio de 2013

Professor Vagner Responde: RPG

Saudações a todos!

O Professor Clayton está com o projeto de RPG dentro das aulas de Educação Física. Como MUITA gente veio me perguntar sobre o jogo de RPG, resolvi fazer este informativo. Confesso que, por muito tempo, tive resistência em colocar coisas de RPG no Blog. Mas penso que esta é uma boa oportunidade.

Outra coisa que eu sabia é que se escrevesse sobre RPG, escreveria MUITO! Então este será meu post mais longo. Fiquem a vontade em pular os textos. Deixei uns downloads no final dele.

O que é?
RPG é a abreviatura de Roleplaying Game algo como jogo de interpretação de papeis. Nele, jogadores fazem o papel de heróis e heroínas em mundos fantásticos e ficcionais, superando desafios e obstáculos impostos pelo Mestre da partida, um jogador que interpreta os monstros, pessoas com quem os personagens se encontram e descreve o cenário. É um grande exercício de imaginação.

Origens
Em 1974, dois jovens entusiastas de jogos de miniaturas criam o Dungeons and Dragons (Calabouços e Dragões), considerado por muitos o primeiro sistema de RPG do mundo. Nele, herois entram em covis de monstros, laboratorios de magos malignos e ruinas antigas em busca de tesouros e aventura. Quase todos os "jogadores das antigas" começaram com o nosso querido D&D (abreviatura de Dungeons and Dragons).

Desde então, o jogo teve altos e baixos. Já foi considerado "coisa do capeta" e tentaram proibir nos EUA (não conseguiram); Os cenários, os "Mundos de jogo", viraram romances e filmes. Até existe um desenho animado do Dungeons and Dragons que eu tenho certeza que todos conhecem, o nosso querido Caverna do Dragão!

Atualmente, os videogames possuem versões digitais dos sistemas de RPG. Porém, ainda não descarto o bom e velho RPG de mesa.


O RPG em minha vida
  Caixa do RPG Dungeons and Dragons, meu primeiro jogo de RPG. Tenho ele até hoje ^^

Foi nos anos 90 que eu comecei a jogar. Me recordo de como "devorei" o manual do jogo em pouco tempo. A ideia de desafiar meus amigos com masmorras, dragões temíveis e magos poderosos me arrebatou logo. Assim, durante boa parte de minha juventude, meus amigos e meu irmão passávamos horas jogando, viajando no jogo e criando mais e mais a "cara" dos nossos personagens.

Posso dizer a todos que o RPG fez muito bem a mim. Eu era tímido e retraído. Não fazia muitos amigos. Depois que comecei a jogar, conversava mais e interagia mais com as pessoas. Minha leitura também melhorou, pois precisava ler e procurar novas táticas, monstros e antagonistas para meus amigos. Fiz MUITOS amigos. Com eles, minhas tardes de Domingo eram cheias de risadas, conversas saudáveis e debates acalorados.

Inclusive, passei anos da minha juventude como voluntário no programa Escola da Família, ensinando jovens a jogar. Os garotos e garotas que ensinei hoje são pessoas boas e honestas, ao contrario do que se diz de negativo do RPG. Eu mesmo devo muito da minha desenvoltura em sala de aula ao jogo, pois ele me ensinou a pensar rápido e me adaptar a diversas situações.


O jogo
Para jogar RPG, não é necessário muito. Somente amigos, um lugar onde vcs possam ter alguma privacidade (de vez em quando rola uma falação mais alta...pode incomodar outras pessoas) e vontade de se divertir. Existe uma regra máxima entre os RPGistas: Se você está se divertindo, está jogando certo!

Os Mundos de jogo
Onde se passam as estórias dos jogos de RPG? Essa é a parte mais incrivel: ONDE VOCÊ QUISER! Você e seus amigos podem "visitar" Mundos que só viram em filmes e livros. Que tal ser um novo aluno da Escola Hogwarts, no Mundo de "Harry Potter"? Ou um guerreiro das batalhas da Terra Média, o Mundo de "O Senhor dos Aneis"? Um viajante espacial de Guerra das Estrelas! Um cownboy do Velho Oeste americano! Um Bandeirante Paulista do século XVII! Você pode procurar estes cenários prontos em livros e na internet, ou pode criar o SEU PRÓPRIO MUNDO. Nada pode impedir sua imaginação!
Você pode jogar em um Mundo Medieval com cavaleiros e Dragões....


....em um Mundo Futurista, cheio de tecnologia...


Ou em uma realidade paralela completamente diferente! Opções não faltam!


As Regras
Cada jogo tem um Sistema de Regras. Elas indicam o que os personagens podem e não podem fazer. No caso dos estudantes do Maria Isabel, o sistema usado é o 3D&T  Alpha (Defensores de Tóquio Terceira Edição). O sistema foi pensado para ser veloz e de fácil aprendizado. Ideal para partidas onde você tem pouco tempo para explicar as regras e partir para a diversão.

Os Jogadores
Cada jogador terá um personagem na estória. Este personagem possuirá características descritas em uma ficha, coisas como sua força, sua inteligencia, sua resistência e sua profissão. O jogador dirá quais são as ações do seu personagem no decorrer da estória. Com o tempo, cada jogador "personaliza" seu personagem, lhe conferindo características únicas:
As vezes, o grupo de jogadores fica MUITO personalizado....

O Mestre
Existe na mesa um jogador diferente, esse é o Mestre. Se o RPG de mesa fosse um jogo de Videogame, o Mestre seria a TV: Ele narra aos jogadores tudo que seus personagens veem, escutam, sentem. Ele também é responsável pelo enredo da estória, que ele planejou antecipadamente para a sessão de jogo. Tudo que o Mestre fala acontece no Mundo de jogo. Parece a princípio que o Mestre está CONTRA os jogadores, mas não é isso: Ele impõe desafios interessantes e, DIVERTIDOS aos jogadores. Se ele não se divertir e os jogadores também não, então estão jogando errado.


As vezes o Mestre tem que improvisar sabe....



Interessou? Como conseguir um Sistema para jogar?

Existem muitas opções para começar a jogar. A mais prática é o 3D&T Alpha, que pode ser baixado GRATUITAMENTE. Só com esse manual de regras e um dado de 6 lados é suficiente para começar a jogar. Cliquem na imagem abaixo para baixar o arquivo em formato Pdf compactado:

É isso pessoal, REALMENTE o post ficou grande! Espero que tenha ajudado os novos aventureiros no início de suas jornadas pelo mundo do RPG. Para finalizar, uma sátira bem-humorada do que rola em uma "típica" sessão de jogo. Aproveitem!










3 comentários:

  1. Aniki!! bora jogar uma partidinha de Libertadores Galácticos!!
    Cleiton!! Simbora meu véio!!

    ResponderExcluir
  2. Eh mesmo... vocês tem uma Ilha para libertar, um exercito para derrotar, um vilão em um robo MUITO estiloso para abater e ainda nem chegaram perto do objetivo da campanha! É mesmo um trabalho para o Tamis

    ResponderExcluir