Era 1994. Meu pai chega em casa com uma caixa grande na mão. Ele me diz com uma cara preocupada: "Eu vi esse jogo em uma loja, tomara que você e seu irmão gostem. Feliz aniversário!". Abri o embrulho curioso e na tampa da caixa tinha o desenho de um Dragão! Foi aí que tudo começou.
No dia 27/01 agora fez 20 anos que jogo RPG. Comecei com o Dungeons and Dragons da Grow. Meu pai comprou o jogo pensando que seria um tipo de "banco imobiliário". Ele sabia que eu e meu irmão adorávamos jogos e estava preocupado se gostaríamos daquele jogo "diferente". Até hoje agradeço a ele pela iniciativa.
Lembro minha dificuldade em entender o sistema de acerto dos ataques, dos cheques de moral e a enormidade das tabelas para um garoto de 10 anos. Mas a ideia de jogar "Caverna do Dragão" com meus primos, amigos e meu irmão foi mais forte. Passava as manhãs de Sábado desenhando castelos, vales cheios de monstros e campos de batalha no verso das cartolinas dos meus trabalhos escolares. Fazia montes de fichas de personagens com folhas de caderno, porque não tinha dinheiro para Xerox. Eram Domingos recheados de elfos, anões, duendes, ogres, orcs e dragões... Meu irmão ainda usa um dos personagens dessa época.
O exercício de imaginar/construir que o RPG incentivou muito a minha leitura, procurar jogadores e montar grupos ajudou na minha convivência com as pessoas e selecionar minhas amizades, a mensagem que a fantasia heroica transmite em relação a princípios como honra e virtude ajudaram a criar minha visão do mundo. Durante toda minha juventude (e ainda hoje) defendo o hobby como uma diversão lúdica e saudável, onde podemos construir amizades duradouras e contar estorias, mesmo quando vivemos em um mundo onde a imaginação é substituída pela tecnologia eletrônica de um videogame onde você pouco decide os rumos da estória.
Agradeço aos meus pais pelo presente. Ao meu irmão Rodrigo por me acompanhar jogando até hoje, com seus Ladinos de bom coração e seus Elfos cheios de coragem. Meu amigo Armando por ser insistente em querer jogar D&D quando me mudei para Arujá. Talvez sem ele, teria parado de jogar a muito tempo e não teria visto os vampiros insanos e druidas misteriosos que saíram de sua fértil imaginação. Agradeço ao Rodriguinho por sua irreverencia, risadas e domingos na praça jogando Street Fighter SEM VIDEOGAME, apenas com dados. Obrigado a todos os Defensores de Aliah, meus jovens colegas do antigo Parceiros do Futuro que, mesmo quando fomos EXPULSOS DE UMA ESCOLA POR LEVAR LIVROS PARA ELA, ficaram fieis a seus princípios, continuaram jogando e são meus grandes amigos até hoje. São centenas de pessoas. Centenas de estórias contadas e Histórias de vida ligadas por um Hobby.
Obrigado a todos vocês pelos anos de aventuras, no RPG e na vida.
Em tempo: Foi lançado um novo RPG para iniciantes bem legal chamado Old Dragon. Quem estiver interessado, eles tem uma versão gratuita do jogo, que pode ser baixada no site deles. Deixarei o link na imagem abaixo
Nenhum comentário:
Postar um comentário