quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Professor Vagner Comenta: Eleições

Saudações a todos!

Durante essa semana dediquei alguns momentos de minhas aulas para que pudéssemos comentar os resultados das eleições. Muito me orgulho de nossos estudantes, que demonstram o nascimento de um amadurecimento politico. Mas também vi (e ainda vejo) muitas manifestações distorcidas sobre o que é um processo eleitoral e sobre os rumos do país. Sou MUITO cauteloso com o ato de emitir minha opinião, mas dessa vez não resisti. Se quiser conhece-la, continue lendo. Se não, pare agora.

Eleição não é Campeonato
O propósito das eleições não é decidir se o Brasil será "dominado" por um grupo. Não deveríamos transformar esse direito em algo parecido com uma disputa. As propostas, ideias e projetos devem ser feitas de modo racional e longe de coisas como a retórica. Essa competitividade partidária é frequentemente confundida com rivalidade. É realmente necessária toda essa tensão entre os partidários?? Vocês não percebem que os mesmos políticos que se ofendem agora farão acordos em um futuro próximo?

O Valor do Voto e suas responsabilidades
Seu voto é uma coisa especial. Nessa eleição ficou claro que cada voto pode ser decisivo para o resultado final. O mal voto não é o voto para quem perdeu. O mal voto é o voto nulo, o voto vendido, o voto em piadas. não valorizar este momento é joga-lo fora. Se você votou e seu candidato não ganhou, não quer dizer que você perdeu. Quer dizer que a vontade da maioria prevaleceu, não que você tem que sair do país!

O que mais me assustou nisso tudo foram as manifestações de intolerância sobre os grupos que votaram nesse ou naquele candidato. Petistas humilhando tucanos. Tucanos falando em depor a presidenta. Mas o pior, O PIOR que eu vi foi aquele mapa que separava o Brasil em dois países. Jamais aceitarei qualquer tipo de ideia separatista em nossa nação! É muito fácil ficar destilando ódio atrás de uma tela de computador. Separatismo é igual a guerra. ODEIO guerras pois elas mostram o pior do ser humano. Um povo que tem a criminalidade como fonte maior de violência NÃO sabe o horror de um conflito armado em larga escala. Ninguém se beneficia. É sofrimento e tristeza.

Brasil para todos.
Não sei qual será a abrangência desse texto. Deverá ser bem baixa. Queria que meus queridos estudantes tivessem uma postura mais pacífica com relação aos eventos. Quero que melhorem as realidades brasileiras sem depender de gritarias e revoltas. Quanto poderíamos fazer se todos, TODOS, fossem mais abertos a dialogar. Acredito que todos que votaram desejam um pais melhor, mais justo e que as pessoas sejam felizes.

A partir de agora, qualquer pessoa que comentar minhas redes sociais com afirmações partidárias de qualquer natureza receberá como resposta o vídeo abaixo. Ele demonstra muito bem o que sinto com relação ao que eu desejo para as pessoas da nação onde nasci e que jurei proteger.



Nenhum comentário:

Postar um comentário