domingo, 9 de outubro de 2011

Como fazer uma espada de EVA

Saudações

Como eu não gravei a oficina de montagem das espadas durante as aulas, resolvi passar aqui um rápido tutorial de como montar sua própria espada de EVA segura e relativamente barata.
Nas fotos abaixo, utilizei os restos de EVA da montagem das espadas do torneiro, mas o método é o mesmo, somente em escala maior.

ATENÇÃO: De modo algum fazemos aqui qualquer apologia a violência ou qualquer outra forma de agressão. Nossa oficina de esgrima na Escola Maria Isabel visa, acima de tudo, disciplina, organização, honra e espírito esportivo. Se não pretende fazer uso de nenhuma dessas habilidades ou não possui a supervisão de um adulto, NÃO siga as instruções abaixo. Esteja avisado.

1º Passo: Materiais

Para duas espadas você vai precisar de:
2 metros de cano de PVC 3/4:




EVA "Canudo de piscina". Normamente ele possui 2 metros, sendo possivel fazer 2 espadas com ele.




Fita adesiva opaca e fita transparente

Alguma cola plastica ( cola de cano, silicone...), estilete e uma régua




Se for menor de idade, vai precisar de um mamífero placentário do ramo dos primatas de idade adulta (18 anos ou mais), conhecido popularmente como ADULTO RESPONSÁVEL.



2º Passo: Montagem

Com o cano de pvc faça uma marca no canudo de EVA para centralizar o corte:


Como o estilete, corte o canudo ao meio, deixando uma das laterais ainda unida:



Escave o centro do EVA usando o estilete e o ADULTO RESPONSÁVEL. Recomendo colocar o cano algumas vezes sobre os sulcos, para confirmar se esta bem ajustada e se o EVA fecha sobre ele todo, senão a espada fica torta:


Com a régua, defina o tamano do cabo (guarda) da espada. De 15cm a 20cm está bom. Coloque o cano dentro do EVA e com a fita opaca prenda as duas pontas
Deixe um espaço de uns 5cm entre o fim do EVA e o fim do cano, para que a ponta dele nao fique fora e possa atingir alguém:

Esta parte é complexa. Fazendo um movimento em espiral (assim você faz economia!) passe a fita opaca em todo o EVA. Em seguida, faça o mesmo com a fita transparente. Uso duas fitas (uma mais resistente e outra mais barata) para auxiliar na manutençao (rasgos podem ocorrer depois de um tempo)



Retire o cano e passe a cola da ponta até a guarda. Assim quando você girar ou mover a espada com mais força, o EVA nao vai deslizar pelo cano.



É isso pessoal. Agora com suas espadas de EVA e seu ADULTO RESPONSÁVEL, vocês podem se divertir treinando movimentos, fazendo disputas e se exercitando de um jeito novo e com segurança.
O valor médio para duas espadas fica em torno de R$15,00


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O Dr. Emmet Brown não está incluso, sendo vendido separadamente. Melhor arranjar seu próprio ADULTO RESPONSAVEL.

Até a próxima pessoal ^^





2 comentários:

  1. Só fiquei com uma duvida, a sua espada no caso ficou redonda, eu quero dar a ela a forma mais proxima de uma espada possivel, teria como?

    ResponderExcluir
  2. Caro ANONIMO (é bom se identificar...seria um ninja??)

    Eu não tentei deixa-las com formato de lamina por desconhecer o método. Sei que grupos como o Graal possuem espadas de EVA com a forma de lamina, mas o EVA usado era diferente. Busque esta informação com eles. Usei o que era mais acessivel a mim e meus alunos.
    Espero ter ajudado, boas lutas ^^

    ResponderExcluir