sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Professor Vagner Responde! (2)


Saudações a todos!
Como prometido, abaixo está o nome do besouro que fotografei aqui em casa. Agradeço ao meu velho amigo Icaro e seus amplos conhecimentos pelas informações.

O besouro é chamado no Brasil de besouro viola ou guitarrista - Ordem Coleoptera - Família Cerambycidae - Espécie: Compsocerus violaceus.

Foto tirada por um profissional.

Aparentemente, ele vive em arvores que produzem frutas citricas (tem um limoeiro no terreno do lado). Os "pompons" nas antenas são receptores tateis e de cheio.

Isso esclarece nossas dúvidas sobre sua forma exotica. Icaro também comentou que ele emite um som estridente. Bem, o que eu fotografei possivelmente estava tímido...

O pessoal que usa o Facebook ja estava comentando que parecia um ET...

Bom fim de semana!

19 comentários:

  1. Foi tão bom achar seu artigo! Fotografei um ontem nas dependências da faculdade onde estudo! kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Minha gata adora comer eles faz mal?

    ResponderExcluir
  3. Não são venenosos, mas não recomendo que os bichinhos virem complemento alimentar!
    Bactérias podem estar presentes em qualquer animal, inclusive nos insetos. Bichos de estimação devem comer apenas ração. Tente evitar.

    ResponderExcluir
  4. Eu encontrei um desse, só que vermelho,no meu quarto. Eu não fui uma boa anfitriã.😓😓😓

    ResponderExcluir
  5. Por que alguns têm cores diferentes?

    ResponderExcluir
  6. Eu já encontrei vários no RS. Tambem eram vermelhos nas patas. Asas verde metálico. Emitiam sons ... uma profusão de notas agudas e rápidas como um solo de guitarra e tinham um cheiro muito ativo que lembrava hortelã... fragrância mentol ada.

    ResponderExcluir
  7. Eu encontrei um ouvi dizer que trazem sorte será que é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você deixou ele ir embora em paz, foi sorte para ele ^^

      Excluir
    2. Acabei de vê um no quintal o hoje e fui pesquisar Google quase matei 😁

      Excluir
  8. Oi boa noite, eu queria saber...tem um besouro bem parecido com esse, a diferença é o que eu vi...é de cor laranja florescente na parte de baixo e as asas de cor verde bem forte compridinho e as antenas eram compridas e cheias de bolinhas no comprimento de cor laranja tbm....esse qual seria?

    ResponderExcluir
  9. Ele é muito lindo!
    Encontrei um hoje aqui em casa!

    ResponderExcluir
  10. Gente achei um em casa aqui tirei até foto , achei muito lindo

    ResponderExcluir
  11. Boa noite! Ele ferroa? A criança pode pegar na mão?

    ResponderExcluir
  12. Acabei de achar um aqui na varanda de casa e já vim pesquisar kkkk ele está quieto lá já faz horas

    ResponderExcluir
  13. O som do toca viola conseguimos escutar na natureza. Pois meu universo da infância foi cultuado com esse inseto simpático e charmoso. Pois ele tem umas anteninhas que nas pontas parecem pompons e a cor de suas asas de um metálico lindo. Eu pegava esses insetos na mão. Para poder escutar o som... com a mão fechado do lado ouvido. obs. eu não fazia mal algum ao inseto, pois ficava muito pouco tempo com a mão fechada. Logo deixava ele voar.

    ResponderExcluir