quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Arqueologia do Lixo (1)


Saudações a todos
Estive envolvido em tantas coisas diferentes esse ano que as vezes ficou dificil me concentrar devidamente em algumas. Mas, no geral, o sucesso dos projetos foi garantido, e é isso que importa. Foi o caso do projeto de Arqueologia de Dejetos que desenvolvi juntamente com o 1º A da Escola Maria Isabel.

A equipe formada pelos alunos da sala ficou tão boa que não poderia dizer que eram alunos, mas sim auxiliares no trabalho de seleção e triagem do material. Os resulatados foram exelentes, e os alunos aprenderam muito.

Esses garotos e garotas vão longe. Tenho muita esperança no futuro desses jovens.

Vejam algumas fotos dos trabalhos de triagem!

Triagem de papeis: Encontramos pouco papel. Tanto que aproveitamos o grupo que ficou responsavel para catalogar os papeis de bala (estes sim, em quantidade)
Triagem dos plásticos:
O povo do Maria Isabel bebe MUITA Coca-cola....


Triagem de metais e "outros":
Reponsaveis por alguns dos artefatos encontrados, como latinhas de refrigerante, um fone de ouvido, um parafuso grande e . . .
. . .este osso de costela de porco. Pela aparência e estado de conservação, já estava a uns meses no pátio externo. Várias teorias surgiram para justificar a presença do nosso "fossil", as mais verossimeis seriam que professores do período da manhã almoçam no patío ou algum aluno do noturno também faria sua refeição lá.

Triagem da matéria orgânica:

O lixo do refeitório também foi observado por eles, assim a variedade de material foi grande. Desde chicletes (muito menos do que supunhamos... será que as pessoas engolem isso???) até folhagens.

Camera Girl:
Tinhamos alunos responsaveis pela filmagem. Ela deve estar pensando "que sujeira toda é essa...."

Próximas postagens sobre o tema em breve! Aguardem!


Até a próxima!

2 comentários:

  1. Caro Vagner:

    Oras! Vejamos o que temos aqui... Uma preciosidade de trabalho, agora arqueológico. Um projeto capaz de despertar os interesses dos alunos e fazê-los se sentir verdadeiros Indiana Jones e desbravadores de relíquias, um projeto que visa uma metodologia que, através das técnicas de escavação, interpretação e análises arqueológicas, favorece uma compreensão maior sobre as questões históricas, sociais, culturais, econômicas e ambientais relacionadas aos resíduos sólidos (lixo). Sim, resíduos estes que documentam os nossos valores étnico-culturais. Bem, já estou me empolgando e vou deixar para comentar mais nas próximas edições deste trabalho...

    Estamos (nós leitores) aguardando!!!

    ResponderExcluir
  2. Devo postar o restante do material semana que vem. Tem uns alunos que me devem umas fotos da triagem!

    ResponderExcluir