sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Fotos de Júpiter!

Saudações nesse feriadão do Dia do Funcionário Público!

Com as condições de céu ontem a noite, consegui essas fotos de Júpiter usando a câmera.
Na primeira foto, consegui o foco e dá para perceber a silueta do planeta. Deixei uma foto abaixo, feita por um telescópio, para a comparação:
Minha Imagem

Imagem de Telescópio

Também consegui essa imagem interessante, onde se vê dois pontos brilhantes à direita e abaixo do planeta. Acredito que sejam as luas Ganimedes e Calisto!
Andei lendo um pouco sobre a observação de Júpiter: É realmente a melhor época do ano para a observação, mas a presença de nuvens e vento atrapalha bastante. Sem contar que qualquer luminosidade a mais vai diminuir a visibilidade do astro. Isso me deixou com um intervalo de mais ou menos 3 horas para tirar as fotos, pois as luzes do bairro vizinho atrapalham.. Na minha foto, percebe-se um achatamento suave na parte superior do planeta, o que é considerado normal nas observações com o equipamento que dispunha. Também é possível ver as maiores luas, o que deve ter ocorrido na ultima foto.

A Kelly, aluna do 2ºA do Maria Isabel também fez suas observações ontem, estava toda feliz fazendo comentários no Facebook. Bom trabalho! Quero ver as fotos que ela tirou!

Até a próxima, bom feriadão para o povo do Maria Isabel!


Nenhum comentário:

Postar um comentário