terça-feira, 25 de outubro de 2011

Professor Vagner Explica! (1)


Saudações a todos!

Fazendo valer minhas habilidades como especialista em assuntos aleatórios, estou abrindo o espaço PROFESSOR VAGNER EXPLICA! (som de trombetas, aplausos e gritos de alegria!)

Aqui postarei as duvidas mais interessantes, instigantes ou bizarras que meus alunos já fizeram. Começarei com o MISTÉRIO DO TRECO EM VOLTA DO SOL!

Foi esse ano mesmo, a algumas semanas. Estava eu me preparando para sair de mais um dia de trabalho no Maria Isabel quando os alunos que estavam na quadra me chamaram (alguns assustados!), dizendo que tinha um treco estanho com o sol.
Fiquei um tanto surpreso, pois é um acontecimento até comum para a época do ano e a explicação é supersimples. Mas fiquei feliz também, pois eles vieram de livre vontade, curiosos.

Infelizmente não tirei uma foto, mas o fenômeno era o mesmo que vemos na foto abaixo:



Me recordo quando eu mesmo fiz essa pergunta a meu celebre professor Cinalli, em minha 7ª Série. O Sábio me informou - e agora passo o conhecimento adiante - que este "efeito arco-iris" ocorre devido a presença de cristais de gelo e água em nuvens particularmente altas. A luz solar é repartida nas demais cores, formando este efeito magnífico.

ATENÇÃO: NUNCA OLHEM DIRETAMENTE PARA O SOL! SUA LUMINOSIDADE PODE CAUSAR DANOS PERMANENTES NA VISÃO OU ATÉ MESMO CEGUEIRA!
Para observar o fenomeno com segurança, sugiro colocar a mão de forma a fazer sombra sob seus olhos, assim fica mais facil observar as cores, pois você nao fica ofuscado. Mesmo assim, não se deve olhar por muito tempo.

A medida que eu lembrar de outros casos (e mais dúvidas estrambólicas surgirem!) postarei aqui!

E lembrem-se : A ÚNICA PERGUNTA RUIM É AQUELA QUE, POR MEDO, NÃO FOI FEITA!

2 comentários:

  1. e aquela história que isso ocorre quando alguém importante morre é verdade? obs: na semana que ocorreu esse fenômeno o famoso steve Jobs morreu!!!

    ResponderExcluir
  2. Isto é folclore. Fenômenos meteorologicos e astronomicos foram frequentemente associados a forças sobrenaturais. Me recordo de uma dessas que minha avó contou: Em dias que venta forte, padres morrem!
    Fenomenos podem ser ameaçadores e causar riscos,portanto a sabedoria popular lhe sugere precaução nesses momentos.

    ResponderExcluir