sábado, 8 de março de 2014

História do Dia Internacional da Mulher

Hoje resolvi fazer um post mais educativo. Se não postasse aqui, faria slides e mostraria aos estudantes na sala. É importante valorizarmos o conteúdo de nossos feriados (mesmo os que caem no Sábado, espertinhos...) Então fica aqui o informativo sobre o Dia Internacional da Mulher. Se conhecerem pessoas que tem dúvidas sobre o feriado, espero que estas informações sejam úteis.


O inicio do Século XX foi marcado por muitas mudanças, inclusive no que se referia ao papel da mulher na sociedade.
Inúmeros movimentos feministas surgiram na Europa, EUA e Russia, visando a melhoria das condições de vida e a liberdade das mulheres por todo o mundo.

Protesto pelo direito do voto em 1913
Ocorreram várias derrotas, no entanto. Mas elas inspiraram as feministas a seguirem adiante. Como o trágico incêndio da Triangle Shirtwaist em 25 de março de 1911, onde mais de uma centena de pessoas (a maioria mulheres) morreu em um incêndio devido as péssimas condições de segurança. 
Fabrica de roupas do início do século XX

Em 8 de março de 1917, milhares de trabalhadoras Russas iniciam uma greve geral. Este episódio foi um dos inúmeros levantes que geraram a famosa Revolução Russa e elevaram as vozes feministas por todo o mundo. Nos anos 70, a ONU oficializa a data do feriado em homenagem as corajosas mulheres russas

Operárias russas em 1917. Não sei o que está escrito nas faixas, mas duvido que seja "gostamos das condições das fábricas"...

A História do Século XX é repleta de momentos de luta pela igualdade entre homens e mulheres. Muito foi feito. Porém no Século XXI a luta continua. Espero que possamos cada vez mais nos tratar com igualdade, não apenas na questão de sexo, mas também em questões étnicas, religiosas e de gênero.

Um feliz Dia Internacional da Mulher a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário